“Há muitos anos os chineses fizeram papel”.
Faziam o papel com tecidos de roupas e algodão.
Em Leiria havia campos de cereais – milho, trigo e centeio – e “fizeram um moinho à beira do rio para derreter os cereais e fazer farinha”.
“A água bate numa roda e há um pau que roda e faz as pedras rodar, derretem o milho que cai na pedra”;
“Fomos à casa do moleiro”; “puseram milho e vimos a fazer a farinha”.
Havia moinhos diferentes, um para fazer papel e outros para fazer farinha. Este moinho foi a primeira fábrica a fazer papel em Portugal.Fizemos papel de jornal:
“Rasgámos aos bocadinhos, pusemos num balde com água, triturámos com a varinha, despejamos num tabuleiro com água, pusemos numa rede, estendemos em cima de um pano, foi a uma máquina espremer (prensa) e foi para o estendal para secar”.
Texto Colectivo/ Jardim de Infância de Cortes


Sem comentários:
Enviar um comentário