Tradição portuguesa
Na região de Leiria e até mesmo na Estremadura, milhares de crianças saem à rua no Dia de Todos os Santos para pedir o «bolinho» ou o «Pão por Deus», uma tradição ancestral que tem algumas semelhanças com o Halloween norte-americano.
Em Leiria, crianças, transportando saco ou mochila, percorrem ruas e ruelas de aldeias, vilas e até cidades, e batem à porta de familiares, vizinhos e desconhecidos, com a tradicional frase: ’Ó tia, dá bolinho?’. Na ausência de bolinho, as ofertas passam por chocolates, rebuçados ou dinheiro.
‘Trata-se de expressar a solidariedade e o amor pelos outros, principalmente pelas crianças’
Na sala, em conjunto, criamos vários versos para pedir pelas portas:
Na semana em que se comemorou esta tradição, dedicamo-nos à culinária.
Para a comemoração do Dia de Todos os Santos, colocamos "mãos à obra" e confeccionamos o bolinho – receita de culinária característica.

Preparamos a massa com os ingredientes que os meninos trouxeram de casa, fizemos bolinhas, colocamo-las no tabuleiro e levamo-las ao forno para cozer…
Adoramos bolinho!




Sem comentários:
Enviar um comentário